Home / Notícias / PREFEITO TAKÁ CONSTRÓI E ENTREGA À POPULAÇÃO MATERNIDADE NO DIA DO 45º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO
PREFEITO TAKÁ CONSTRÓI E ENTREGA À POPULAÇÃO MATERNIDADE NO DIA DO 45º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO

PREFEITO TAKÁ CONSTRÓI E ENTREGA À POPULAÇÃO MATERNIDADE NO DIA DO 45º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO

Fundada em 12 de fevereiro de 1.974, pelo então presidente da república Emílio Garrastazu Medici, Rurópolis está localizada na mesorregião  Oeste de Pará, e conta hoje com aproximadamente 50 mil habitantes, completou  nessa terça-feira 12 de fevereiro de 2.019,  45 anos de fundação. Nesta data o Prefeito Joselino Padilha Taká, e sua equipe de governo, cumprindo mais um compromisso de campanha, entregou a população, uma Maternidade Municipal com equipamentos de ultimas geração, tornando-se a mais equipada e moderna do estado do Pará, para atender com o máximo de conforto e segurança ás futuras mães de seu município. Construção iniciada  no dia 27 de outubro de 2.018, a maternidade foi construída com recursos do próprio município É o resultado da seriedade e responsabilidade do gestor municipal para com a coisa pública e respeito ao povo; Naquele dia o Prefeito Taká esteve no terreno das futuras instalações, e disse: “ Estou fazendo um compromisso com o povo e comigo mesmo, quero entregar está obra dia 25 de dezembro (2.018) e dar um presente de natal ás mulheres do nosso município”; Não foi possível,  o tempo  bastante chuvoso nessa época do ano e a complexidade das instalações adiou o dia da inauguração para 12 de fevereiro, quando o município completou 45 anos de fundação. Localizada no centro da cidade na Avenida Brasil, no centro da cidade a “Maternidade Municipal de Rurópolis” está ao lado do Hospital Municipal,  tem em seu interior os mais modernos equipamentos existente no mercado, onde ás mulheres serão atendidas por uma equipe de profissionais treinados para partos humanizados da forma que a gravida desejar.

A cerimônia de inauguração teve inicio ás 20:00 hs, com a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Rurópolis; O Pastor Márcio José da igreja Assembleia de Deus em nome de todos os seguimentos religiosos, fez uma oração de benção ao prédio e a todos que deles precisarem. A Senhora Luzineide Brito (Lusa), presidente do Conselho Municipal de Saúde, foi a primeira a falar sobre a da maternidade e  do Conselho que aprovou um  projetos de tamanha importância para o município, dona Lusa agradeceu a todas ás entidades que compõe o Conselho, parabenizou a Secretária Fernanda e o Prefeito Taká pelo  belo presente entregue à sociedade.

A Senhora Fernanda Cardoso Secretária de Saúde, disse que: “É um orgulho inaugurar uma unidade hospitalar com excelência, não somos perfeitos, mas estamos trabalhando cada dia mais para atender melhor as pessoas dentro das nossas possibilidade ” Ela agradeceu o Prefeito Taká, por possibilitar que o sonho de se ter uma maternidade desse porte se tornasse realidade, mesmo com a escassez de recursos; “Aqui não é só um prédio novo, temos equipamentos, profissionais treinados e um ambiente saudável, adequado, respeitoso e principalmente humanizado, é um serviço novo com uma modalidade nova de atender ás mulheres num momento tão importante, que é a hora de dar a luz, de trazer uma nova vida ao mundo. Todos aqui estão de parabéns por essa obra de tamanha relevância para o município.

Demorou mas chegou  a hora, a coisa mais sagrada de nossas vidas são nossos filhos, assim como as mulheres que são  geradoras desses filhos, e porque não proporcionar a Elas um ambiente adequado para que esses crianças venham ao mundo com segurança e saúde?  por isso como pai, como marido e como filho de mulher que sou, e como Prefeito dessa cidade, chegou a hora de dar esse presente ás mulheres de Rurópolis, para que tenham nossos ruropolensezinhos  num lugar tranquilo e com segurança, sem precisar viajar para outros municípios” Taká disse não ter construído no primeiro ando de seu mandato por  falta de recursos; Disse ter batido  na porta de diversos  ministérios  e secretarias  de estado em busca de recursos para construção, mas não conseguiu dinheiro, foi quando resolveu construir com economias feitas no próprio município, sacrificando outros setores por que o dinheiro é limitado. “ Dar a vida só  Deus, mas um lugar com possibilidade de fazer qualquer tipo de atendimento, nós temos aqui”… Em sua fala o Prefeito Taká, não esqueceu de agradecer ás pessoas que o elegeram, lembrou que a construção dessa maternidade foi um compromisso de campanha e que sempre recebia aplausos quando tocava no projeto, ” … A Maioria dos equipamentos da Maternidade Municipal, foram adquiridos via recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal José Priante (MDB), no valor de R$ 400 Mil Reais, sendo complementado com recursos da Prefeitura Local. Planejada com ambientes para partos normais e  humanizados, a Maternidade Municipal que ainda vai receber o nome em homenagem a uma parteira da cidade, conta  com 3 quartos preparados para o pré parto, parto e pós parto (Quarto PPP) que presta homenagem a três parteiras do município: Senhoras Beliza Batista, Zenilda Santa Rosa e Alexandrina Conceição, todos com histórico de atuação no municipio de Rurópolis nas décadas de 1.970, 80 e 90.

Nas demais salas, as gestantes em trabalho de parto, ficará em ambiente reservado para parto normal e humanizado, podendo inclusive ser acompanhada e ou alguém da família.

A Maternidade ainda conta com enfermarias coletivas, fraldário, solarium e U.C.I – Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, com 2 leitos completos para recém nascidos em alto risco de vida.

Na oportunidade o Prefeito Joselino Padilha Taká, fez a entrega também de (01) Um  Micro-ônibus totalmente equipado e adaptado para transporte de pessoas  usuários da saúde (TFD) que se deslocam de Rurópolis/Santarém/Rurópolis; O Micro-ônibus foi adquirido graças a uma emenda parlamentar do Senador Jade Barbalho (MDB) e custou aos cofres públicos a quantia de  R$ 296 Mil Reais.

Uma ambulância fruto de emenda parlamentar do Deputado Estadual Hilton Aguir, que devido a  compromissos  em outros municípios chegou logo após o final da cerimônia de inauguração, mas visitou o interior da maternidade e disse ter ficado impressionado com oque viu; “Rurópolis está de parabéns, não só pelo 45º aniversario, mas por esse presente maravilhoso que o Prefeito Taká e sua equipe dá à população, isso aqui é de um preço incalculável, pois vida não tem preço; Parabéns Rurópolis e ás mulheres que recebem um presente tão importante nesta data, concluiu o Parlamentar.

Uma Lancha com casco em alumínio equipada com motor de popa,  poltronas e toldo, que servirá para atender os moradores da região ribeirinha do Tapajós na extensão de 40 km pertencente a Rurópolis e onde existe diversas comunidades com aproximadamente 400 moradores. Recurso adquirido junto ao Ministério da Saúde.

A senhora Maria Padilha através da Secretaria  de Trabalho e Assistência Social fez entrega de 32 kits a mulheres grávidas que aguardam ganhar bebês nas próximas semanas, são mulheres que  participam de um programa de acompanhamentos, uma parceria das Secretarias de Saúde e Trabalho e Assistência Social, que oferecem diversos serviços de apoio ás futuras mamães.

Esteve presente os VEREADORES: Anderson Guimarães, Jonas Lourenço, Robson Alves, Guto Touta, Elias Zanetti, Ismael Carvalho e, SECRETÁRIOS(AS): Fernanda Cardoso (Saúde) Maria Padilha (SEMTRAS), Jurandir Vieira (Educação), Mansuete Siqueira ( Adm.), Silvia Patricia (Finanças) e Marciano Lira (Infraestrutura) e   Éder Basegio da (SEMMA).

  • IMAGENS:
  • Aroldo Aragão
  • Miciê Vips
  • TEXTO E POSTAGEM:
  • Paulino Magno.
Entrega de Micro Onibus e ambulancia na cerimonia de inauguração da maternidade.

MICRO-ÔNIBUS E AMBULÂNCIA TAMBÉM

INTERIOR DA MATERNIDADE

INTERIOR DA MATERNIDADE

Sr. Prefeito Taká, Fernanda Cardoso Secretária de Saúde e Maria Padilha Secretária de Assistência Social.

Sr. Prefeito Taká, Fernanda Cardoso Secretária de Saúde e Maria Padilha
Secretária de Assistência Social.

Equipamentos da U.C.I - Neonatal

Equipamentos da U.C.I – Neonatal

Prefeito Taká, Sec. Mª Padilha e Dep. Hilton Aguiar com  futuras mamães

Prefeito Taká, Sec. Mª Padilha e Dep. Hilton Aguiar com futuras mamães

Sec. Fernanda com Equipe técnica.

Sec. Fernanda com Equipe técnica.

Recinto para banho de sol - mamãe bebê

Recinto para banho de sol – mamãe bebê

Cama para parto normal

Cama para parto normal

Sala PPP com banheiras de hidromassagem super moderna

Sala PPP com banheiras de hidromassagem super moderna

Lancha que servirá a comunidades ribeirinhas.

Lancha que servirá a comunidades ribeirinhas.

Quartos equipados com camas e berços

Quartos equipados com camas e berços

Prefeito Taká apresentando Maternidade a sociedade

Prefeito Taká apresentando Maternidade a sociedade

DSC_8174 DSC_8178 DSC_8180  DSC_8183

DSC_8187  DSC_8194
DSC_8200  Pref. Taká, primeira dama Maria Padilha e Dep. estadual Hilton Aguiar hmenageando futuras mamães   DSC_8254 DSC_8297 DSC_8327   DSC_8204   Pref. Taká, primeira dama Maria padilha e sec fernanda cardoso em momento civico da placa inaugural.   SEC. Fernanda Cardoso e equipe tecnica da maternidade.  UCI - Neonatal ii

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ir para o topo