Home / Notícias / PREFEITO TAKÁ E VEREADPRES VISITAM NOVO PROGRESSO NA BUSCA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DE ÁGUA EM RURÓPOLIS

Rurópolis Pará, cidade com 49.023 habitantes localizada no sudoeste paraense no encontro das BRs 163 e 230, vive o dilema da falta de um sistema  de captação tratamento e distribuição de água que atenda  todos os moradores.

O Prefeito Joselino Padilha – Taká, que prometeu melhorias no serviços  tanto na cidade quanto no interior, não mede esforços para colocar em pratica um de seus compromissos de campanha.

No dia 12/12, reuniu os vereadores que aprovaram o projeto de Lei 12/17, que autoriza o executivo a terceirizar e foi até a cidade de Novo Progresso/Pa; para conhecerem de perto um sistema que deu certo naquela cidade e  atende 100% dos moradores com água de boa qualidade.

Vereadores: Anderson Guimarães- PP (presidente da câmara), Jonas Lourenço (PT), Sergio Ribeiro ( PSDB), Marcelo (PSB), Elias Zanete (DEM), Neguinho Labigó (PR), Ismael Carvalho (PSB) e Edgar Rocha (PSD), estiveram acompanhando o Prefeito e puderam ver de perto um moderno sistema de captação, tratamento e distribuição de água, administrado pela iniciativa privada e acessível a todas população
com taxas viáveis onde o consumidor paga pelo consumo e recebi sem interrupções água tratada potável e pronta para o consumo.

Com um sistema totalmente comprometido na distribuição de água, Rurópolis não conta com nenhum tipo de tratamento, a rede hidráulica é bastante antiga e não cobre 40% da cidade,  muitas casas fazem sua própria captação através de poços e sentem o impacto na conta de energia, para completar a distribuição a prefeitura  gasta com caminhões tanques (pipas)  não tem retorno pois ninguém paga taxa de distribuição de água no município.

A Concessão dos serviços de  captação tratamento e distribuição de água em Rurópolis, é a única alternativa para solucionar o problema, mas isso só pode ser feito com a iniciativa privada pois a prefeitura não conta com recurso para uma obra dessa natureza.

Segundo as autoridades de Novo Progresso o impacto é bastante significativo para a população que recebe em casa, água tratada sem risco de contaminação e por um preço acessível para todas as faixas de consumos.

O Governo municipal, além de deixar de ter um grande gasto sem retorno, vai poder aplicar esse recurso em outras atividades no município, e evita gastos também com a saúde, pois a água sem tratamento, é a porta de entrada para muitas doenças.

O Prefeito Taká e todos os vereadores que estiveram em Novo Progresso, ficaram bastante satisfeitos com o que viram e convencidos que Rurópolis dará um grande passo com a implantação através da terceirização, de um novo sistema de captação tratamento e distribuição de água.

A Câmara de Vereadores aprovou no dia 03/11/17, o Projeto de Lei 012/17, Que  Autoriza o Executivo Municipal a Licitar e Contratar a Concessão Integral dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário nas Áreas Urbanas do Município de Rurópolis.

Os próximos passos a serem dados antes da contratação de uma empresa para construir e gerir o sistema de águas, passam por  estudos de viabilidades técnicas e financeiras, além de audiências públicas quando a sociedade será informada e ouvida sobre a implantação do novo sistema.

Será criada uma Agência Reguladora para garantir a qualidade dos serviços e a transparência nas prestações de contas e a modalidade de tarifas de forma condizente com os serviços prestados.

IN LOCO PREFEITO E VEREADORES CONHECEM A CENTRAL DE  TRATAMENTO DE ÁGUA

IN LOCO PREFEITO E VEREADORES CONHECEM A CENTRAL DE
TRATAMENTO DE ÁGUA

CAPTAÇÃO DIRETAMENTE DO RIO JAMANXIM.

AQUI A AGUA RECEBE TRATAMENTO E DEPOIS E DISTRIBUÍDA A POPULAÇÃO

ESCRITÓRIO DE MONITORAMENTO DA EMPRESA