Home / Notícias / PREFEITOS DA AMUT VÃO A BELÉM E BRASÍLIA COBRAR MELHORIAS PARA OS MUNICÍPIOS DO OESTE PARAENSE.

O Prefeito do município de Rurópolis Pará, Joselino Padilha Taká, participou nesta quarta-feira (16/05/18) na cidade de Placas, situada na BR 230 Oeste Paraense, de uma reunião da AMUT – Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica e Santarém Cuiabá e Região Oeste Paraense. Além de Taká, estiveram o Prefeito de Santarém Nélio Aguiar presidente da FAMEP – Federação dos Municípios do Estado do Pará, de Pacajá o Prefeito Chico Tozetti presidente da AMUT, o Prefeito de Porto de Moz Berg Campos Presidente do Consorcio do Xingu, o Prefeito de Belterra Dr. Macêdo, o Prefeito de Mojui dos Campos Jailson Alves, e a Anfitriã Raquel Brandão.

Chico Tozetti presidente da AMUT informou a todos que a reunião tinha por objetivo levantar e aprovar demandas de necessidades comuns a todos os municípios da região, que sejam apresentadas e cobradas a execução do Governo Estadual e Federal.

Após o pronunciamento dos Prefeitos ali presente, que demonstraram  as dificuldades

que lhes é comum; Foram levantadas diversas propostas  totalizando 21 para o Governo Estadual e 18 para o Governo Federal.

DEMANDAS A SEREM COBRADAS DO ESTADO:

Ø Conclusão do Hospital Regional de Itaituba.

Ø Ampliação do Hospital Regional do Baixo Amazonas (Santarém)

Ø Ampliação do Hospital Regional Transamazônica (Altamira)

Ø Apoio  aos municípios na pavimentação de ruas

Ø Apoio aos municípios nas melhorias das vicinais

Ø Antecipação da receita do ICMS

Ø Apoio aos municípios da destinação dos resíduos sólidos

Ø Estruturação da EMATER

Ø Apoio na construção de Micro Sistemas de Água

Ø Apoio na Universalização da telefonia móvel

Ø Prolongamento e pavimentação da PA-370, Curuá Uma a Uruará.

Ø Renegociação de contratos com a COSAMPA.

Ø Investimento em tecnologia da informação e Internet Banda larga

Ø Negociação da cessão de servidores públicos dos Municípios para o Estado

Ø Investimento ao Turismo

Ø Aumento do repasse do Convenio do Transporte Escolar

Ø Cofinanciamento estadual da proteção básica (PSB) e proteção social especial (PSE)

Ø Contra partida em atraso (SESPA) dos componentes (ASF – Pabinho, Farmácia Básica, Vigilância em Saúde, SAMU e UPA)

Ø Inserção dos Municípios não contemplados na primeira fase do Programa Municípios e Dispensa de Regularidade nas Certidões

Ø Incentivo de voos entre Belém e as cidades polos da região.

DEMANDAS A SEREM COBRADAS DO GOVERNO FEDERAL: Que a AMUT  e FAMEP entregarão  ao presidente TEMMER na capital federal por ocasião da marchas dos prefeitos a Brasília que acontecerá  nos dias 22 a 25/05; Para possibilitar o atendimento as demandas da região Oeste, os Prefeitos Elegeram 08 demandas que segundo Eles, contempla a Região.

Regularização Fundiária Urbana e Rural

Ø Recuperação de Ramais, Vicinais através do INCRA

Ø ICMAS da energia elétrica na origem

Ø Valor por aluno no transporte escolar e merenda escolar em função da peculiaridade da região amazônica.

Ø Conclusão da pavimentação asfáltica das BRs. 163, 230 e 422.

Ø Encontro de contas do antigo FUNDEB (precatórios).

Ø Criação da Universidade Federal do Xingu.

Ø Colocar em Pauta a Criação do Estado do Tapajós.

As cobranças ao Governo do Estado serão apresentadas na  sexta-feira (18/05), por ocasião da ida dos  prefeitos da região  até a capital  do estado  onde vão apresentar as propostas ao Governador do Estado e também aos deputados na Assembleia Legislativa e ao TCM.

Após  a aprovação das demandas os prefeitos permitiram a participação do senhor Jean Carlos de Sousa presidente do ICPET Instituto cidadão Pró Estado do Tapajós, quando o mesmo fez uma rápida apresentação da retomada da luta pela emancipação do estado do Tapajós; Fato que volta pauta de discussão depois de a mesma ser rejeitada em 2.011, por ocasião do plebiscito, segundo Jean, hoje busca-se um novo caminho e com possibilidades da aprovação da criação de um novo estado, a maioria dos prefeitos se manifestaram a favor do trabalho que vem sendo realizado por Jean e sua equipe.

Um dos grandes incentivadores dos movimentos o prefeito Taka de Rurópolis, bem como o de Santarém Nélio Aguiar  classificarão como muito positivo a reunião e as atividades encaminhadas.

POR: PAULINO MAGNO.

_DSC0329 _DSC0332 _DSC0341