Home / Notícias / TODAS AS HOMENAGENS DEDICADAS A ELAS NA “AÇÃO SOCIAL & A COMUNIDADE” NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
TODAS AS HOMENAGENS DEDICADAS A ELAS NA “AÇÃO SOCIAL & A COMUNIDADE” NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

TODAS AS HOMENAGENS DEDICADAS A ELAS NA “AÇÃO SOCIAL & A COMUNIDADE” NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março. A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início de século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhorias de condições de vida e de trabalho e pelo direito de votar, além de igualdade na jornada de trabalho; No dia 25 de março de 1911, ás 5 horas da tarde, ocorreu uma tragédia  que vitimou mais de uma centena de mulheres, o incêndio ocorreu em uma fabrica e matou 146 trabalhadores; 125 mulheres e 21 homens, na maioria Judeus. A fabrica empregava 600 pessoas, na sua maioria mulheres de 13 a23 anos pela mão de obra mais barata; Uma das consequências da traédia, foi o fortalecimento do Sindicato Internacional na confecção de roupa de senhoras. Uma das razões para a criação do Dia
Internacional da Mulher.

Em Rurópolis oeste paraense a data foi marcada por uma decisão do governo  municipal, de  fazer uma ação voltada as mulheres, envolvendo a secretária de Assistência social , secretaria de Saúde, departamento de cultura, além das demais secretarias do governo “Trabalho e Desenvolvimento do Prefeito Taká.

A programação teve inicio as 08 horas da manhã, com uma corrida feminina onde diversas participantes fizeram o percurso de 3km, saindo da praça da Bíblia no centro da cidade até a chegada no bairro do Leitoso,  próximo ao barracão da comunidade, onde aconteceu a III Ação “ASSISTÊNCIA SOCIAL & COMUNIDADE”  por todo dia.

Debaixo de chova e enfrentando bastante lama (corrida aconteceu logo após chuva) no percurso por onde passaram, ás 15 participantes marcaram uma data histórica com uma bela homenagem dos organizadores, que denominaram a corrida com o nome da saudosa LEILA CLEÓPATRA MENDES DE SOUSA, jovem covardemente assassinada no dia 01/10/16, e que nunca foi descoberto a autoria do crime. E teve como ponto marcante a participação da dona Maria dos Prazeres, mãe de Leila.

A Secretária Solange Beatriz informou ao Blogger Diário de Rurópolis, que vai enviar pedido a Câmara de Vereadores, para tornar a corrida “Leila Cleópatra”  oficial do dia internacional da mulher e que a mesma aconteça todos os anos. 

Classificação: 1º Ivanilde Matos, 2º Josefa Neves, 3º Aline Vitoria, 4ª Schayron Lopes e 5ª Nicole. Além dos Troféus e medalhas para as 5 primeiras classificadas, as demais também foram agraciadas com um premio de participação e medalhas.

A Ação social & Comunidade aconteceu durante todo  o dia, oferecendo diversos tipos de atendimentos direcionados as mulheres na área beleza,  como, corte de cabelos, designe de sobrancelhas, massagens, banho de brilho, maquiagem, manicure, além de outros trabalhos oferecidos como: cartão do SUS, fotos 3×4, cadastros no bolsa família, distribuição de diversos brides, musica ao vivo, e homenagens a mulher de mais idade, assim como a saudosa Normélia Altmman que fazia parte do grupo Jovem Sempre, e que faleceu recentemente.

Saúde:

A secretaria de saúde ofereceu: Testes rápidos para detecção de hepatite e outras doenças, consultas, distribuição de medicamentos, palestra com  psicólogas, consultas nutricionais, vacinas e outros serviços oferecidos pela secretaria municipal de saúde de tem como titular a enfermeira Fernanda Cardoso.  

Sem duvidas uma das ações com o maior número de participação, principalmente de mulheres que aproveitaram e muito todos os benefícios oferecidos e deram um tapa no visual, levantando a alto estima no dia Internacional da Mulher.

Maria Padilha, Solange Beatriz, Fernanda Cardoso, enfermeira, cabeleireiras, manicures, cozinheiras, médicas, psicólogas, atendentes, Marias, Anas, Atonias, as famosas e as anônimas, as que atenderam e as que receberam os atendimentos; Parabéns!!!  

MAIS UMA BELA AÇÃO DO GOVERNO DE JOSELINO PADILHA TAKÁ.

 

Por Paulino Magno.

DSC_0437DSC_0458DSC_0486DSC_0540DSC_0385

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ir para o topo