1ª AUDENCIA PUBLICA PARA TRATAR DA APRESENTAÇÃO DOS ESTUDOS DE VIABILIDADE ECONOMICO E FINANCEIRO PARA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CAPITAÇÃO, TRATAMENTO, E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DE RURÓPOLIS

0

O “Governo Trabalho e Desenvolvimento“ administração do prefeito Joselino TAKÁ Padilha, agradece a presença de todos, neste momento importantíssimo na historia do nosso município, dentre eles, a presença dos representantes de entidades, como associações, sindicatos, órgãos governamentais; aos vereadores que se fizeram presentes; aos secretários; aos empresários; do representante do Ministério Público; Polícia Militar e Civil. Essa foi a 1ª Audiência Pública no processo para implantação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água do município, além de esgotamento sanitário. Foi apresentado o Estudo de Viabilidade Econômico – financeiro para a prestação de serviços de água e esgoto para o município conforme lei federal 11.445/17. O estudo de viabilidade econômico financeiro foi elaborado pela empresa MC ENGENHARIA, que naquele ato foi representada pelos profissionais Francisco Justo e Marcelo Castejon, ambos, engenheiros sanitarista. Essa foi mais uma etapa de muitas que vão acontecer ao longo desse processo, que não é um processo rápido, nem simples, é um processo de médio e longo prazo, mas que exige iniciativa e determinação. Para o Prefeito Joselino TAKÁ Padilha, nada é mais importante que a qualidade de vida da população; é por isso que o governo investe todo o recurso disponível nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, assistência social, agricultura, cultura, esporte e lazer. A finalidade deste projeto é levar água tratada e potável a todos às residências do município, melhorando a qualidade de vida e a saúde, pois como sabemos a água é vida, ela bem tratada evita uma serie de doenças causadas por micro-organismos, causadores de doenças graves como infecções intestinais, que são verminoses, hepatite A, leptospiroses e outras…

Com a implantação de um sistema de capitação tratamento e distribuição de água, Rurópolis dará definitivamente um grande passo para tão esperado desenvolvimento, e certamente sairá de um dos mais baixos índices de desenvolvimento humano que é de 0, 548 para índice melhores. Prefeito Joselino TAKÁ Padilha, já no inicio da sua gestão, deu a grande demonstração de sua preocupação com questão do abastecimento de água no município, quando enviou para a Câmara, o projeto de lei 17/2017, que foi aprovado pela a maioria dos vereadores no dia 03/11/17. O referido projeto dá poderes para o executivo municipal a licitar e contratar a concessão integral dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nas áreas urbanas deste município.

Após a aprovação do projeto, o governo não ficou parado, no dia 12 de dezembro de 2017, os gestores municipais, juntamente a comissão de vereadores e assessores da prefeitura, foram até a cidade de Novo Progresso, para conhecer o moderno sistema de capitação tratamento e distribuição de água daquele município, ali o prefeito conversou com autoridades e consumidores que deram seus testemunhos favoráveis ao sistema ali existente. Posteriormente a visita a Novo Progresso, foi então contratada através de licitação a empresa MC ENGENHARIA, para fazer os estudos de viabilidade econômica – financeiro, para a prestação de serviços de água e esgoto.

Após a explanação do Assessor de Comunicação da PMR, senhor Paulino Magno, foi formada a mesa, composta pelo vereador Robson Alves, representando a Câmara de Vereadores; senhor Mansuete Siqueira, Secretário Municipal de Administração e Planejamento; Prefeito Joselino TAKÁ Padilha e do Engenheiro Sanitarista Marcelo Castejon, diretor da Empresa contratada. As autoridades fizeram uso da palavra, conforme pode ser visto nos vídeos abaixo. Muita gente se fez presente à audiência. Pessoas de todas as camadas sociais se fizeram presentes e participaram dos debates referentes ao assunto. Como disse o assessor de comunicação Paulino Magno, devido ser bem complexo o problema, haverá ainda outras reuniões, com a participação dos munícipes, até se chegar a um consenso. Vale ressaltar a presença e o interesse de vários alunos que estiveram presentes na reunião.

Matéria: blog SEM POLEMICA e Escritório H. Marinho

Informações: Paulino Magno (assessor de Comunicação da PMR) – Fotografias: Geovane Pizzatto e H. Marinho – Vídeos: H. Marinho

Desenhos

Os comentários estão fechados.